Acampamento Farroupilha
Semana Farroupilha

 
 
O Acampamento Farroupilha acontece desde 1981, na Estância da Harmonia, junto ao Parque Maurício Sirotsky Sobrinho, na av. José Loureiro da Silva, 255. Desde então, de 07 a 20 de setembro, ali se realiza uma das maiores festas folclóricas do Brasil, que reúne quase 400 entidades, sendo quase 90% delas de cunho cultural, com média de visitação próxima de um milhão de pessoas por edição.
Antes de 1984, era o autêntico acampamento campeiro, quando grupos de amigos ou piquetes se acomodavam na área da "fazendinha" preparando-se para o desfile de 20 de setembro. Eles cavalgavam até ao parque, um ou dois dias antes do desfile, fazendo uma pousada ou ponto de concentração.
Nesses dias, então, se aquerenciavam, tomando chimarrão, bebendo, cantando, tocando gaita, violão, proseando e contando seus causos.
O evento, hoje, se caracteriza por diversos aspectos da tradição gaúcha, e oferece todos os serviços necessários ao bem estar de seus visitantes e participantes.
Ali acontecem apresentações típicas do tradicionalismo, como atividades artísticas (danças de invernadas, música, declamações, leitura, poesia ...) ou campeiras, como rodeio, tiro de laço, gineteadas e outras, além da exuberante gastronomia.