Praças de Porto Alegre - Praça Otávio Rocha

 

A Praça Otávio Rocha foi construída em uma área de forma triangular, no encontro da Avenida Alberto Bins, Otávio Rocha e rua senhor dos Passos. Está localizada em área de especial interesse cultural, conforme o Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano e Ambiental, e integra os bens inventariados da cidade.

Sua construção foi concluída em 1937

No local existe, um monumento constituído por um busto em bronze do seu patrono e homenageado, Intendente Otávio Rocha, esculpido por André Arjonas. O monumento foi inaugurado em 28 de fevereiro de 1939.

O projeto possui estilo eclético, com passeios pavimentados em pedra portuguesa trabalhada, tendo seu alinhamento definido por balaustrada de alvenaria, típica da urbanização do final do século XIX e início do XX. Na década de 1970 muitas praças da cidade sofrem reformulação como, por exemplo, as praças Conde de Porto Alegre, Argentina, General Osório (antiga Alto da Bronze) e Padre Gregório de Nadal (antigo Jardim da Fernando Machado). Entretanto, as Praças Otávio Rocha e Praça Dom Feliciano, mantiveram suas características formais originais.

Seu entorno é composto por algumas edificações que datam da época de sua urbanização; o restante se consolidou na década de 1950.